Design biofílico para escritórios
Tem sido crescente a necessidade de se conectar cada vez mais com a natureza, principalmente no ambiente corporativo.
Com a rotina corrida em que prazos e metas devem ser cumpridos diariamente, o estresse, o cansaço e a fadiga mental podem ser grandes obstáculos para a produtividade. Além disso, estar exposto à luz artificial e à tela do computador durante muitas horas pode gerar em médio e longo prazo prejuízos à saúde.
Contudo, é possível melhorar o espaço profissional e trazer mais motivação aos funcionários: por meio da decoração. Por essa razão, confira neste post por que investir no design biofílico para escritórios!
O que é biofílico?
Termo criado na década de 80, biofílico é sinônimo de “amor à vida”, sendo utilizado para descrever a atração natural entre ser humano e natureza. Assim, é empregado para explicar os impactos positivos provocados pelo contato com elementos vivos como plantas, além de luz solar, pedras e água.
Como aplicar o design biofílico em escritórios?
O design biofílico é aquele no qual há a construção, elaboração e aplicação de elementos que remetem à natureza, seja na decoração de ambientes ou em materiais de móveis, paredes e piso.
Para que isso seja possível, é necessário promover e interação entre os ambientes e os elementos naturais . E entre as principais dicas para sua aplicação, estão:
- inclusão plantas e flores no espaço, seja em janelas, paredes, mesas chão ou suspensas no teto;
- criação jardins verticais ou horizontais, seja em grande ou pequena escala;
- uso materiais que remetem à natureza, como pedra, madeira, palha, bambu, água;
- inclusão temas florais em estampas, quadros e itens decorativos;
- aumento a exposição à luz solar por meio de janelas maiores, cortinas ou persianas que permitem o controle de iluminação, além de uso de vidros como divisórias ou paredes;
- aumento da circulação de ar no ambiente;
- uso de decoração rústica, principalmente com matéria-bruta.
Tipos de plantas para escritório
Para quem tem dúvidas sobre quais espécies de plantas são as ideais para ambientes fechados como empresas corporativas, são recomendados os seguintes tipos:
- suculentas;
- jibóia verde;
- espada-de-são-jorge;
- zamioculca.
Além de exigirem água 1 ou 2 vezes por semana, não dependem de incidência solar contínua nem de cuidados específicos para se manterem. Inclusive, são menos sensíveis à variação climática e não perdem folhas com o tempo.
Por que aplicar o design biofílico?
Quando aplicado em ambientes empresariais, esse tipo de design não apenas melhora a sensação de bem estar, como também aumenta a tranquilidade, concentração e conforto. Seus benefícios são sentidos no dia a dia, uma vez que reduzem o estresse, fadiga mental e cansaço.
Outro ponto forte está relacionado à estética, que traz beleza, harmonia e leveza ao espaço, renovando a decoração.
Conclusão
Promover a interação entre natureza e ambientes de concreto traz inúmeras vantagens, como aumento da qualidade de vida, produtividade e atenção. Também torna o espaço mais atraente, calmo, confortável e bonito, o que afeta positivamente os funcionários.
Por esse motivo, vale a pena incluir elementos naturais em mesas, paredes e corredores, assim como incluir plantas no espaço de trabalho.


Deixe uma resposta